BOLSITAS BRASA

Conheça os seis estudantes que formam a geração pioneira de Bolsistas BRASA.

SOLANGE MELISSA OLIVEIRA

18 anos

Manaus, Amazonas

Stanford University, 2023

Ciências Políticas

“Meu maior sonho é causar impacto e inspirar pessoas por meio das minhas duas principais paixões: educação e luta por igualdade de gênero. Sendo assim, durante meu tempo na faculdade, pretendo me envolver com pesquisas relacionadas à metodologia educacional brasileira, a fim de entender como políticas públicas podem melhorá-la.”

A Melissa é originalmente de Manaus, mas mora em São Paulo capital desde 2012. Sempre foi muito interessada por educação, o que acredita ter sido uma influência tanto de sua avó, que a ensinou a ler e escrever, quanto de suas mães, que sempre a proporcionaram a melhor educação possível.

           

No ensino médio, começou a trabalhar mais seriamente nessa paixão, criando o Projeto Forte, uma organização em que estudantes davam aulas de reforço gratuitas, e com uma metodologia de ensino individualizada, para alunos do Ensino Fundamental 2 de escolas públicas. Criar e coordenar esse projeto a fez aprender muito sobre metodologia educacional e percebeu que, apesar de gostar muito de ensinar, era apaixonada por estudar a educação, mais especificamente a sociologia da educação e o desenvolvimento de políticas públicas para melhorá-la. Além disso, também trabalhou em diversos outros projetos associados ao tema e atualmente faz parte do time do InspiraSonho e é diretora regional do Gotinhas do Bem, organizações que a permitem trabalhar com diferentes aspectos da educação.

           

Outra paixão que desenvolveu foi por movimentos sociais, principalmente pelo tema de igualdade de gênero. Essa paixão a impulsionou a coordenar um coletivo feminista na sua escola, criar um site para democratizar o movimento entre brasileiras e até iniciar um projeto de pesquisa sobre o motivo que faz meninas do Ensino Médio estarem menos propensas que meninos a seguir carreira acadêmica.

           

Durante sua graduação em Stanford, pretende unir suas duas principais paixões à política, uma área que acredita que precisa ser revolucionada no Brasil. Portanto, ao retornar para o país, pretende se envolver com organizações relacionadas à busca pela igualdade de gênero e melhora da educação para então posteriormente entrar na política institucional e causar impacto nessas áreas.

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube

©2020 by Bolsas BRASA. Proudly created with Wix.com