top of page

Dê o seu primeiro passo para o seu futuro global

Inscrições Encerradas!

Desde a nossa criação, há 6 anos, sonhamos em empoderar jovens talentosos e sonhadores como você. Agora que seu sonho já superou os limites geográficos do Brasil, vamos te ajudar a superar os limites financeiros também.

Group 9.png

O Programa de Bolsas BRASA, agora para graduação e pós-graduação, cobre parte dos custos universitários e despesas como moradia e alimentação no exterior.

 

A bolsa é calculada conforme a condição socioeconômica, apoio financeiro externo, custos da universidade e duração do curso.

Aberto a brasileiros(as) em graduação ou pós-graduação no exterior, o programa amplia o suporte a estudantes visando o avanço acadêmico e profissional.

Pré-Requisitos

Graduação

  • Ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a);

  • Ter sido aceito(a) ou estar realizando um curso de graduação completa em alguma
    universidade no exterior com formatura prevista para data a partir de dezembro de 2024;

  • Comprovar necessidade financeira para recebimento da Bolsa BRASA através de
    documentos como Impostode Renda e, se aplicável, carta de concessão de ajuda financeira ou bolsa por parte da universidade.

Pós-Graduação

  • Ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a);

  • Ter sido aceito(a) ou estar realizando um curso de pós-graduação completa (mestrado ou doutorado) em alguma universidade no exterior com formatura prevista para data a partir de dezembro de 2024;

  • Comprovar necessidade financeira para recebimento da Bolsa BRASA através de
    documentos de comprovação de renda e carta de concessão de ajuda financeira por parte da universidade.

Benefícios do Programa
mulheres conversando.png

Mentoria aos Bolsistas

Acompanhamento individual do(a) bolsista por um(a) mentor(a) que possua uma experiência profissional exemplar e por um(a) aluno(a) com interesses similares.

LOGO coração.png

Acompanhamento
da Equipe BRASA

Promoção do acesso a rede da BRASA para contato de interesses afins ao longo da graduação.

Atividades de desenvolvimento

Inscrições e ajuda financeira para a conferência da BRASA a ser realizada no continente onde o(a) bolsista estuda (América do Norte ou Europa).

Group 30.png
O que procuramos em você?

Os critérios de avaliação para o processo de seleção do Programa serão baseados em aspectos relativos à necessidade financeira, mérito, motivação e trajetória pessoal dos candidatos.

 

Assim, na avaliação de cada etapa buscamos identificar candidatos que apresentem:

  • Trajetória pessoal de destaque e impacto

  • Alinhamento com valores da BRASA

  • Envolvimento em atividades extracurriculares

  • Habilidades de liderança

  • Engajamento com a comunidade da BRASA

  • Elevado padrão ético

Etapas do Processo Seletivo 

1

2

3

4

Formulário de Inscrição

Entrevista Individual

Painel com Presidentes

Painel com Apoiadores

Março - Abril

Preenchimento do formulário online e envio de documentos

Maio

Entrevista com a

equipe da BRASA para aprofundamento de trajetória

Junho

Painel em grupo com presidentes

Julho

Painel final com membros

do Conselho e apoiadores  BRASA

  • Quem pode participar do processo seletivo para o Programa de Bolsa da BRASA - Pós-Graduação?
    Com relação às vagas de bolsista de pós-graduação da BRASA, para que a pessoa esteja apta e tenha sua candidatura analisada pela equipe responsável da BRASA, ela deverá: Ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a); Ter sido aceito(a) ou estar realizando um curso de pós-graduação completa (mestrado ou doutorado) em alguma universidade no exterior com formatura prevista para data a partir de dezembro de 2024; Comprovar necessidade financeira para recebimento da Bolsa BRASA através de documentos de comprovação de renda e carta de concessão de ajuda financeira por parte da universidade.
  • Quem pode participar do processo seletivo para o Programa de Bolsa da BRASA - Graduação?
    Para estar apto a concorrer a uma vaga de bolsista de graduação da BRASA, o(a) candidato(a) deverá: Ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a). Ter sido aceito(a) ou estar realizando um curso de graduação completa em alguma universidade no exterior com formatura prevista para data a partir de dezembro de 2022. Comprovar necessidade financeira para recebimento da Bolsa BRASA através de documentos como Imposto de Renda e Carta de concessão de ajuda financeira por parte da universidade se o candidato for beneficiário da mesma.
  • É obrigatório ter necessidade financeira para se candidatar?
    Sim. O(A) candidato(a) deverá comprovar necessidade financeira que justifique o recebimento da Bolsa BRASA para ser elegível para o Programa.
  • Posso me inscrever mesmo já estudando fora do Brasil?
    Sim. São elegíveis todos os candidatos que já estejam realizando um curso de graduação completo em alguma universidade no exterior e tenham formatura prevista para data a partir de dezembro de 2024.
  • Qual o valor da bolsa oferecida?
    A bolsa de estudos será concedida para cobrir o pagamento das mensalidades ou anuidades dos cursos, despesas de manutenção (moradia, transporte, alimentação, oportunidades acadêmicas e/ou material acadêmico essencial destinado ao aprendizado ou a pesquisa). O valor da bolsa de estudos proporcionada pela BRASA será definido de acordo com o perfil acadêmico, a condição socioeconômica, o suporte financeiro que já possui de terceiros, os custos da universidade e a duração do curso que a pessoa realiza ou realizará. A BRASA buscará cobrir a necessidade financeira demonstrada, entretanto, o valor da bolsa de estudos poderá variar em relação ao valor solicitado e será definido pela BRASA, a seu critério, ao término do processo de seleção do Programa.
  • Pretendo iniciar minha graduação, já terminei o processo de candidatura para universidades no exterior, mas ainda não recebi nenhuma aprovação, posso me candidatar ao Programa de Bolsa BRASA?
    Pedimos que o(a) candidato(a) envie o formulário de inscrição apenas quando já estiver sido aceito(a) ou estiver estudando em alguma universidade no exterior. Para enviar o formulário de inscrição, o(a) candidato(a) não precisa já ter escolhido a instituição de ensino que irá estudar. Porém, ressalta-se que a participação do(a) candidato(a) na etapa de Painel com Presidentes da BRASA só será oficializada após envio do Comprovante de Matrícula nos casos em que este não tenha sido inicialmente submetido pelo formulário de inscrição.
  • A bolsa oferecida é renovada anualmente?
    Os bolsistas interessados na renovação da bolsa, comprometem-se a enviar anualmente o histórico escolar do ensino superior e os documentos que comprovem necessidade financeira. A BRASA fará uma revisão anual das bolsas segundo análise da necessidade financeira, desempenho acadêmico, cumprimento dos devidos compromissos por parte dos bolsistas e disponibilidade de recursos da BRASA.
bottom of page